Vaticano revela gesto simbólico de Papa Francisco

O papa Francisco se despediu de seu enfermeiro pessoal com um aceno de mão antes de morrer, informou o Vaticano nesta terça-feira (22). Além disso, foi dito que o pontífice não sofreu nos últimos momentos de vida “porque tudo aconteceu muito rápido”. Segundo o canal oficial de notícias do Vaticano, Francisco começou a apresentar sinais de uma “doença súbita” por volta das 5h30 da manhã desta segunda (21), no horário local (00h30 no horário de Brasília), cerca de duas horas antes de vir a óbito.
Os sintomas levaram o papa a fazer um gesto de “tchau” para seu cuidador pessoal, Massimiliano Strappetti, que o acompanhava 24 horas por dia, antes de perder a consciência. “Pouco mais de uma hora depois [do início dos sinais], fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Ele não sofreu, e tudo aconteceu muito rápido”, afirmou o Vaticano. O canal acrescentou que o pontífice morreu “tendo novamente abraçado o povo, depois de tanto tempo”.
Ainda conforme o Vaticano, Francisco agradeceu Strappetti em suas palavras finais por lhe ajudar a dar uma volta de papamóvel na Praça de São Pedro, no domingo de Páscoa.
O ato, inclusive, surpreendeu os fiéis que estavam presentes, já que o papa estava debilitado e se recuperando de uma pneumonia bilateral. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse ele.
Francisco trabalhou até seus últimos dias, contrariando as orientações médicas. As recomendações eram de que o papa ficasse dois meses em repouso para permitir que seu corpo se recuperasse totalmente da pneumonia.
Cerca de 35 mil fiéis católicos cobriram os corredores da Praça de São Pedro enquanto Francisco fazia seu passeio, sentado em uma cadeira elevada na parte traseira do papamóvel. O veículo parava ocasionalmente para que o pontífice abençoasse bebês trazidos por auxiliares. No local, também ouviam-se gritos de “viva o papa”.
Funeral do papa - O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco acontecerá no sábado (26), às 10h no horário local de Roma (5h no horário de Brasília). Pela manhã, será celebrada a Santa Missa Exequial do pontífice na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa fúnebre, o corpo dele seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.
O caixão com o corpo de Francisco será levado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), às 9h no horário local (4h no horário de Brasília), e ficará exposto para homenagens do público. O traslado terá procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na basílica pela porta central.
O funeral também contará com uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do papa, que deverem ocorrer entre sexta-feira (25) e domingo (28). Ainda hoje, foram divulgadas as primeiras fotos de Francisco no caixão, usando uma batina branca e vestes vermelhas, e colocado em um caixão de madeira.
COMENTÁRIOS